Arquitetos

O custo para climatizar um ambiente depende de diversos fatores, e por isso os projetos de ar condicionado para arquitetos devem contemplar várias situações. Além do clima local, é necessário considerar como a casa ou o prédio se comportam neste clima. A arquitetura é o ponto de partida. Bons projetos de ar condicionado para arquitetos e um sistema de climatização bem desenvolvidos, bem instalados e bem conservados proporcionam conforto e economia, tanto no custo dos equipamentos quanto no consumo de energia. Procure construir de modo que portas e janelas estejam voltadas para o norte. Esta orientação é favorável ao conforto térmico, pois você terá o máximo do sol no inverno e o mínimo do sol no verão.

 

Evite a construção de varandas ou longos beirais nas paredes voltadas para a direção norte. Isso impede a penetração do sol mais desejado – o de inverno – e não ajuda na proteção do sol do verão. Também no sentido norte, os projetos de ar condicionado para arquitetos dão preferência aos cômodos onde as pessoas passam mais tempo: quartos e salas. Além disso, a orientação leste para as janelas dos quartos é importante por deixar entrar o sol pela manhã. Áreas onde o conforto não é essencial podem ser voltadas para o sul. Espaços como cozinhas, áreas de serviço e banheiros devem ser voltados para o oeste. Esses ambientes precisam do sol da tarde para melhorar as condições de higiene e salubridade.

Além disso, são ambientes nos projetos de ar condicionado para arquitetos geralmente os mais frios, onde as pessoas ficam pouco tempo. Nesse tipo de projeto de ar condicionado, procure orientar a maioria das portas e janelas para a direção norte, mesmo nos ambientes onde as paredes externas estão voltadas para outras direções. Procure utilizar apenas vidros no sentido vertical. Qualquer abertura inclinada ou no sentido horizontal deve ser sombreada no verão. Apenas aberturas em telhados inclinados voltados para o sul não necessitam de sombreamento. Evite janelas voltadas para sul e oeste. Caso contrário, tente deixá-las tão pequenas quanto possível.

Meu carrinho